quarta-feira, 10 de setembro de 2008

“Isso é porque ainda não se descobriu”

"Somos todos iguais. Buscamos as mesmas coisas. É incrível como tantas vezes nos camuflamos debaixo duma capa que não deixa que ninguém nos veja realmente.
Procuramos as estrelas mas não vemos o céu. Queremos conhecer o Universo mas nem nos conhecemos a nós próprios.
Estamos debaixo da terra, num buraco bem fundo e não vemos nada. As coisas não fazem sentido e então tentamos descrever o que nos vai na alma. Mas, apesar disso, não saímos da roda das coisas fúteis em que estamos metidos.
Será assim tão difícil fugir a isto tudo? Encontrar a nossa verdadeira natureza?
A tua alma terá tanta sede dessa água viva que és capaz de deixar tudo para trás e partir em busca dessa fonte de vida eterna?
Onde está o branco em ti?"
Ricardo Antunes, in "Onde está o branco em ti?"

O que mais dizer depois disto? É a verdade! As coisas fúteis do dia-a-dia, as obrigações, a rotina… prendem-nos, servem de capa para nos escondermos e não mostrarmos quem realmente somos… mas queremos esconder isso de quem? Dos outros, ou de nós próprios? O pior é quando fugimos precisamente de nós próprios. Olhamo-nos ao espelho e já não nos reconhecemos… e não gostamos daquilo que vemos. Como podemos encontrar a nossa verdadeira natureza... ou reencontrá-la? Acho que preciso de dar um passo atrás… visitar o passado, perceber quem fui e porque me transformei naquilo que sou hoje. Só regressando ao passado conseguirei tirar a capa… para depois poder ir à busca do futuro! Sinto que é isso que tenho que fazer… para conseguir "deixar tudo para trás e partir em busca da fonte de vida eterna"…

3 comentários:

Ritinh@ disse...

“A melhor semana q vivi! Estao no meu coracao AMIGOS! Obrigado Anjo Especial***es tao importante! (Lagrimas do "ATE JA") says:
acabei de chegar
A melhor semana q vivi! Estao no meu coracao AMIGOS! Obrigado Anjo Especial***es tao importante! (Lagrimas do "ATE JA") says:
e de entrar la
A melhor semana q vivi! Estao no meu coracao AMIGOS! Obrigado Anjo Especial***es tao importante! (Lagrimas do "ATE JA") says:
depois, de suspirar
A melhor semana q vivi! Estao no meu coracao AMIGOS! Obrigado Anjo Especial***es tao importante! (Lagrimas do "ATE JA") says:
e de sentir um pequeno no na graganta
A melhor semana q vivi! Estao no meu coracao AMIGOS! Obrigado Anjo Especial***es tao importante! (Lagrimas do "ATE JA") says:
e de impedir que alguma lagrima me escorresse
A melhor semana q vivi! Estao no meu coracao AMIGOS! Obrigado Anjo Especial***es tao importante! (Lagrimas do "ATE JA") says:
e de tentar compreender a pessoa "lamechas" ou "sentimentalista" em que me tornei
A melhor semana q vivi! Estao no meu coracao AMIGOS! Obrigado Anjo Especial***es tao importante! (Lagrimas do "ATE JA") says:
Vou comecar a comnetar...”


(Suspiro...)

Acredita que quase me pôs a chorar? Acho que já não me reconheço... Talvez antes não fosse tão "lamechas" ou "sentimentalista"...nem sei se estas são as palavras adequadas para descrever a pessoa em que tornei...

E verdade...buscamos as mesmas coisas... Em todos nos há o desejo de um futuro feliz, mas podemos ter a impressão de ser condicionados por muitos limites e por vezes surpreendidos pelo desanimo...Ninguém gosta de se atolar em sonhos de uma vida idealizada, e por isso aceitemos quem somos, e ainda mais quem não somos! Procurar um futuro feliz implica fazer escolhas!

E verdade, a pura verdade e que as vezes nos parece que as coisas não fazem sentido, mas continuamos na roda, pensamos que somos feitos a prova de bala, e deixamo-nos ir na roda!

Mas, bendita a hora em que no meio das ruas agitadas deste mundo, no meio da luta nesta confusão, surge um desejo inexprimível de conhecermos a nossa vida encoberta pela capa… E difícil compreender os mistérios deste coração que bate, tão louco, tão profundo dentro do nos…

A busca humana pela vida é ansiosa e, quase sempre, frenética! Sabemos que algo está errado quando a nossa vida se torna aprisionada pelo casulo da falta de sentido. Desejamos, então, libertar-nos deste aprisionamento de uma vida massificada, insípida, sem cor e paradoxalmente “sem vida”. Precisamos de vida! Carecemos de vida! Ansiamos por vida! Esta e a necessidade mais forte que se impõe sobre nós! Há um desejo incontido de se viver uma vida autêntica e não apenas de existir; de “ser” e não apenas “estar” ou ser reduzido ao “ter”.

Esta sede de vida faz com que procuremos por uma fonte que jorre a água capaz de dessedentar-nos. Nesta busca pela fonte, contudo, descobrimos que existe muita “publicidade enganosa”. A experiência frustrante com as fontes que não dessedentam a nossa sede vida faz com que nos conformemos com o “quase” ou com que desistamos da busca. Nunca desista! Aceite sempre os desafios, e o que lhe desejo!

A “quase vida” é o estado no qual a maioria das pessoas vive ou sobrevive. Acho que o problema e que nos conformamos com o estado em que vivemos para poupar vida, sem nos apercebermos que aos poucos nos estamos a gastar, e gastamo-nos de tanto nos conformar, acabando por nos perdermos em nos mesmos…


“Acho que preciso de dar um passo atrás… visitar o passado, perceber quem fui e porque me transformei naquilo que sou hoje. Só regressando ao passado conseguirei tirar a capa… para depois poder ir à busca do futuro! Sinto que é isso que tenho que fazer… para conseguir "deixar tudo para trás e partir em busca da fonte de vida eterna"…”

Então, e onde se encontra esta fonte de vida eterna?… Eu, acho que posso dar-me por muito feliz, porque já a descobri…

“Das nossas dúvidas, Ele e a resposta!”
“Da nossa estrada, Ele e a meta!”
“Da nossa sede, Ele e a fonte de Agua Viva!”

ms disse...

Não sei se sou merecedora dos teus suspiros… mas só posso agradecer, mais uma vez.

Fico muito contente por já teres encontrado a tua "fonte de vida eterna" e espero que nunca a percas de vista… eu só não sei é se a minha fonte é a mesma que a tua… ou se a devo procurar no mesmo sítio onde tu a encontraste. Não digo que não… mas por enquanto, continuo a seguir um caminho paralelo, muito próximo, mas paralelo. Pode ser que um dia, alguma pedra no caminho me faça mudar a trajectória e que caminhos paralelos se venham a unir e se transformem num só.
Obrigada.

Ritinh@ disse...

Sim....talvez um dia os caminhos se unam! Em Taize, e possivel que isso aconteca com facilidade!
Presenciei e vivi momentos unicos, com pessoas que me surpreenderam...

Mas, teremos muito tempo para falar sobre isto!

Agora, quando comemos o nosso gelado? :) antes que o Verao acabe!

:) Beijinho grande

e ate breve!